Pular para o conteúdo principal

Cuidado! O profissional com “MegaEGOfoco” entrou em cena!

Conheça os 6 principais traços da pessoa com “MegaEGOfoco”:                
                                                                          
Por Sandra Tornieri

Coach de Carreira

Megaegofocagem. A pessoa com megaegofoco é aquela que tem o foco voltado somente para si mesmo. Vive num mini-mundo particular, numa espécie de autismo. Nesse local idealizado gosta de acreditar que existem muitas pessoas ao seu redor para suprir suas necessidades ou carências.

Ao ler essa lista veja se conhece alguém com esse perfil, mas veja também se você possui alguns desses traços, e em que percentual. O autoconhecimento é fator essencial em sua carreira.
  1. Autoritarismo. Manda e desmanda como se o mundo fosse só seu, sem ver as consequências graves de suas decisões precipitadas, ou focadas somente em seus interesses pessoais.
  2. Centralização. Quer ter pessoas ao seu redor para dizer que possui uma equipe, mas prefere fazer tudo sempre sozinho, pois não tem confiança nos outros.  
  3. Conflituosidade. Cria conflito e bate de frente com todos que não querem atender seus caprichos. 
  4. Infantilismo. Faz birra igual criança, do tipo: “se você não aceita minhas ideias ou regras, então está fora do jogo”
  5. Vaidade. Mesmo sem ser artista ou político busca por prestígio e poder. No fundo busca preencher alguma insegurança pessoal. Apoia-se mais nos outros do que em si mesmo.
  6. Vampirismo. Tira as pessoas do foco do trabalho e da produtividade sadia para atender suas exigências. Costuma sugar as energias das pessoas chamando atenção para si o tempo todo. 

 Se você identificou-se (muito ou pouco) com esse perfil, vem a boa notícia: é possível mudar! 

Uma estratégia é fazer a mudança do foco. Saia do MegaEGOfoco e mude para o MegaGRUPOfoco produtivo. Pense mais em como melhorar tudo em função dos outros, da sociedade, dos clientes, dos colegas de trabalho e principalmente de uma equipe de verdade, que precisa crescer e se desenvolver e que para isso aguarda VOCÊ, com o acolhimento, orientações e incentivos.  


Sabemos que toda mudança de comportamento leva tempo, mas o primeiro grande passo é querer mudar. Vamos em frente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a criar seu storytelling profissional e prepare-se para responder a questão de entrevista de seleção: “Fale um pouco sobre você...”

Por Sandra Tornieri (*)     Quantas vezes você já teve que responder a velha pergunta de seleção para uma vaga de emprego: “Fale um pouco sobre você”, que todo selecionador (a) sempre faz?  S torytelling significa contar uma história. No caso, o (a) selecionador (a) quer ouvir a sua história de vida e de carreira.Veja os passos para você compor e contar sua história de vida pessoal e profissional, de modo claro e autêntico:                          Verdade. Conte somente a verdade, nada mais do que a verdade. A autenticidade sempre estará em alta em se tratando de seleção de pessoas. Roteiro. Faça um roteiro da ordem e do conteúdo que irá expor. Veja a sequência de itens sugeridos para você criar seu roteiro:   Você. Conte quem é você. Seus pontos fortes, pontos fracos e o que busca adquirir e qualificar. Por exemplo: “sou um...

Decisão certa traz felicidade! Veja o que aconteceu com a jornalista da Globo!

E VOCÊ tem coragem de tomar a decisão certa? Vale a pena sentir o frio na barriga e ser feliz! Por Sandra Tornieri,  Muitas pessoas adiam para sempre a tomada de decisão de seguir os tão sonhados projetos pessoais, por puro medo e insegurança. Veja a experiência motivadora da Garota do tempo da Globo: Garota do tempo da Globo planta bananeira no estúdio depois de pedir demissão Publicado: 08/04/2015 14:53 BRT Atualizado: 08/04/2015 15:27 BRT o     |   vejasp.com.br …E, num belo dia, a vida de Gabriella virou de cabeça para baixo. Ok, vamos explicar essa história: decidida a dar uma guinada na carreira, a jornalista Gabriella Bordasch, que apresentava a previsão do tempo no jornal Teledomingo, da RBS (afiliada da Globo no Sul), resolveu pedir demissão. Para anunciar o fato aos amigos, publicou um post no Facebook. Só que um post um tanto… incomum, por assim dizer. O texto vem acompanhado de um vídeo que mostra a aprese...

A área de Vendas ainda é uma ótima opção para quem precisa e quer trabalhar de Verdade

Por Sandra Tornieri O emprego com carteira assinada está com os dias contados. Com a nova lei da terceirização da mão de obra, mais cedo ou mais tarde, cada profissional terá que abrir sua própria empresa ou buscar alternativas de trabalho. Uma das formas de oferecer o trabalho terceirizado é a partir da abertura de uma empresa ou de um MEI - Microempreendimento Individual. Porém, se você acha que ainda não está preparado (a) para tornar-se um microempreendedor individual, existem outras maneiras de trabalhar. A área de vendas é bem antiga e continua sendo necessária, por isso ainda é a melhor opção para quem quer trabalhar e sabe se organizar. Veja essas duas modalidades: 1.   Representante comercial. Veja como tornar-se um representante comercial: a) cadastre-se no Core – Conselho Regional dos Representantes Comerciais da sua região; b) faça um registro de profissional autônomo, na Prefeitura, para poder recolher o ISS – imposto sobre serviço e poder emitir ...