Pular para o conteúdo principal

Como manter a Carreira Saudável em tempos de crise?

11 Boas Dicas para você fazer com que as coisas melhorem! 


Por Sandra Tornieri (*)

A primeira coisa a fazer é manter-se bem informado e atualizado. Mesmo assim... Não perca o ânimo! As notícias da economia brasileira não são das melhores, mas temos 11 boas dicas para você fazer com que as coisas melhorem:



01. Competência. O bom profissional pode até ficar desempregado, mas não lhe faltará trabalho.
02. Confiança. Entregue o serviço ou produto que prometeu e você irá manter seus clientes satisfeitos (coisa básica, mas é sempre bom lembrar!).   
03. Alternativas. É a hora de arquitetar um Plano B ou C. Transforme seu hobby no plano B. Por exemplo, se você é mestre na cozinha e sabe fazer tortas e quitutes chegou a hora de colocar literalmente a mão na massa!
04. Preços. Se você é empreendedor, consultor ou profissional liberal diminua o preço dos produtos e dos serviços! Vamos caminhar na contramão da inflação. Lembrem-se de que a união continua sendo a maior força. 
05. Inovação. Para melhorar o clima comece todos os dias com alguma novidade em seu trabalho ou empreendimento. 
06. Qualificação. Não deixe de fazer cursos ou de se qualificar. Busque cursos gratuitos. Lá vai a dica que a Camila Giacomeli publicou na Revista Vida de Estudante (vidadeestudante.com.br): Cursos on-line gratuitos! Veduca www.veduca.com.br 
07. Economia. Se você é daqueles que adora dar presentes aos amigos e parentes, procure fazer as lembrancinhas você mesmo. Use a criatividade e aquela máxima: o que vale é a intenção! Quem sabe isto pode até virar um novo negócio!
08. Atendimento. Quanto mais comodidade e facilidade melhor para os clientes. Faça atendimento em domicílio, se o seu trabalho permitir. 
09. Otimismo. Não se deixe contaminar pelo pessimismo. Mantenha o bom humor. Uma frase que pode ajudar: "Isso também passa" (VIEIRA, 1994, página 70).  
10. Praticidade. As coisas mais simples e práticas irão fazer toda diferença. É hora de descomplicar e tirar os planos do papel. Se não deu para criar o site faça um blog. O que não pode é ficar parado!
11. Network. Agora você irá descobrir o valor de sua network. Divulgue seu trabalho aos seus amigos e conhecidos!

Mantenha a visão atenta no horizonte. As melhores soluções surgem da mistura da observação e percepção da realidade em conjunto com as autorreflexões. 


Referência Bibliográfica:

GIACOMELI, Camila; Revista Vida de Estudante; Ano 1, Edição 2; Foz do Iguaçu,PR. Junho/Julho/Agosto/2015. Página.19. 

VIEIRA, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 se­ções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 70. 


Se pretende escolher ou planejar melhor sua carreira entre em contato. Agende seu atendimento presencial ou on-line: consultoradecarreira@gmail.com

  
(*)  Sandra Tornieri é mestre em Administração pela UFPR, especialista em Didática e Metodologia para o Ensino Superior. Atua como Coaching de Carreira e professora de ensino superior e conteudista. Atualmente reside em Foz do Iguaçu-PR, onde é voluntária na coordenação geral da Associação Internacional Editares (Editora).






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a criar seu storytelling profissional e prepare-se para responder a questão de entrevista de seleção: “Fale um pouco sobre você...”

Por Sandra Tornieri (*)     Quantas vezes você já teve que responder a velha pergunta de seleção para uma vaga de emprego: “Fale um pouco sobre você”, que todo selecionador (a) sempre faz?  S torytelling significa contar uma história. No caso, o (a) selecionador (a) quer ouvir a sua história de vida e de carreira.Veja os passos para você compor e contar sua história de vida pessoal e profissional, de modo claro e autêntico:                          Verdade. Conte somente a verdade, nada mais do que a verdade. A autenticidade sempre estará em alta em se tratando de seleção de pessoas. Roteiro. Faça um roteiro da ordem e do conteúdo que irá expor. Veja a sequência de itens sugeridos para você criar seu roteiro:   Você. Conte quem é você. Seus pontos fortes, pontos fracos e o que busca adquirir e qualificar. Por exemplo: “sou um...

Decisão certa traz felicidade! Veja o que aconteceu com a jornalista da Globo!

E VOCÊ tem coragem de tomar a decisão certa? Vale a pena sentir o frio na barriga e ser feliz! Por Sandra Tornieri,  Muitas pessoas adiam para sempre a tomada de decisão de seguir os tão sonhados projetos pessoais, por puro medo e insegurança. Veja a experiência motivadora da Garota do tempo da Globo: Garota do tempo da Globo planta bananeira no estúdio depois de pedir demissão Publicado: 08/04/2015 14:53 BRT Atualizado: 08/04/2015 15:27 BRT o     |   vejasp.com.br …E, num belo dia, a vida de Gabriella virou de cabeça para baixo. Ok, vamos explicar essa história: decidida a dar uma guinada na carreira, a jornalista Gabriella Bordasch, que apresentava a previsão do tempo no jornal Teledomingo, da RBS (afiliada da Globo no Sul), resolveu pedir demissão. Para anunciar o fato aos amigos, publicou um post no Facebook. Só que um post um tanto… incomum, por assim dizer. O texto vem acompanhado de um vídeo que mostra a aprese...

A área de Vendas ainda é uma ótima opção para quem precisa e quer trabalhar de Verdade

Por Sandra Tornieri O emprego com carteira assinada está com os dias contados. Com a nova lei da terceirização da mão de obra, mais cedo ou mais tarde, cada profissional terá que abrir sua própria empresa ou buscar alternativas de trabalho. Uma das formas de oferecer o trabalho terceirizado é a partir da abertura de uma empresa ou de um MEI - Microempreendimento Individual. Porém, se você acha que ainda não está preparado (a) para tornar-se um microempreendedor individual, existem outras maneiras de trabalhar. A área de vendas é bem antiga e continua sendo necessária, por isso ainda é a melhor opção para quem quer trabalhar e sabe se organizar. Veja essas duas modalidades: 1.   Representante comercial. Veja como tornar-se um representante comercial: a) cadastre-se no Core – Conselho Regional dos Representantes Comerciais da sua região; b) faça um registro de profissional autônomo, na Prefeitura, para poder recolher o ISS – imposto sobre serviço e poder emitir ...