Pular para o conteúdo principal

Como manter a Carreira Saudável em tempos de crise?

11 Boas Dicas para você fazer com que as coisas melhorem! 


Por Sandra Tornieri (*)

A primeira coisa a fazer é manter-se bem informado e atualizado. Mesmo assim... Não perca o ânimo! As notícias da economia brasileira não são das melhores, mas temos 11 boas dicas para você fazer com que as coisas melhorem:



01. Competência. O bom profissional pode até ficar desempregado, mas não lhe faltará trabalho.
02. Confiança. Entregue o serviço ou produto que prometeu e você irá manter seus clientes satisfeitos (coisa básica, mas é sempre bom lembrar!).   
03. Alternativas. É a hora de arquitetar um Plano B ou C. Transforme seu hobby no plano B. Por exemplo, se você é mestre na cozinha e sabe fazer tortas e quitutes chegou a hora de colocar literalmente a mão na massa!
04. Preços. Se você é empreendedor, consultor ou profissional liberal diminua o preço dos produtos e dos serviços! Vamos caminhar na contramão da inflação. Lembrem-se de que a união continua sendo a maior força. 
05. Inovação. Para melhorar o clima comece todos os dias com alguma novidade em seu trabalho ou empreendimento. 
06. Qualificação. Não deixe de fazer cursos ou de se qualificar. Busque cursos gratuitos. Lá vai a dica que a Camila Giacomeli publicou na Revista Vida de Estudante (vidadeestudante.com.br): Cursos on-line gratuitos! Veduca www.veduca.com.br 
07. Economia. Se você é daqueles que adora dar presentes aos amigos e parentes, procure fazer as lembrancinhas você mesmo. Use a criatividade e aquela máxima: o que vale é a intenção! Quem sabe isto pode até virar um novo negócio!
08. Atendimento. Quanto mais comodidade e facilidade melhor para os clientes. Faça atendimento em domicílio, se o seu trabalho permitir. 
09. Otimismo. Não se deixe contaminar pelo pessimismo. Mantenha o bom humor. Uma frase que pode ajudar: "Isso também passa" (VIEIRA, 1994, página 70).  
10. Praticidade. As coisas mais simples e práticas irão fazer toda diferença. É hora de descomplicar e tirar os planos do papel. Se não deu para criar o site faça um blog. O que não pode é ficar parado!
11. Network. Agora você irá descobrir o valor de sua network. Divulgue seu trabalho aos seus amigos e conhecidos!

Mantenha a visão atenta no horizonte. As melhores soluções surgem da mistura da observação e percepção da realidade em conjunto com as autorreflexões. 


Referência Bibliográfica:

GIACOMELI, Camila; Revista Vida de Estudante; Ano 1, Edição 2; Foz do Iguaçu,PR. Junho/Julho/Agosto/2015. Página.19. 

VIEIRA, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 se­ções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 70. 


Se pretende escolher ou planejar melhor sua carreira entre em contato. Agende seu atendimento presencial ou on-line: consultoradecarreira@gmail.com

  
(*)  Sandra Tornieri é mestre em Administração pela UFPR, especialista em Didática e Metodologia para o Ensino Superior. Atua como Coaching de Carreira e professora de ensino superior e conteudista. Atualmente reside em Foz do Iguaçu-PR, onde é voluntária na coordenação geral da Associação Internacional Editares (Editora).






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a criar seu storytelling profissional e prepare-se para responder a questão de entrevista de seleção: “Fale um pouco sobre você...”

Por Sandra Tornieri (*)     Quantas vezes você já teve que responder a velha pergunta de seleção para uma vaga de emprego: “Fale um pouco sobre você”, que todo selecionador (a) sempre faz?  S torytelling significa contar uma história. No caso, o (a) selecionador (a) quer ouvir a sua história de vida e de carreira.Veja os passos para você compor e contar sua história de vida pessoal e profissional, de modo claro e autêntico:                          Verdade. Conte somente a verdade, nada mais do que a verdade. A autenticidade sempre estará em alta em se tratando de seleção de pessoas. Roteiro. Faça um roteiro da ordem e do conteúdo que irá expor. Veja a sequência de itens sugeridos para você criar seu roteiro:   Você. Conte quem é você. Seus pontos fortes, pontos fracos e o que busca adquirir e qualificar. Por exemplo: “sou um...

Saiba como a Empatia pode diminuir o Estresse e o Burnout no Trabalho

  Por Sandra Tornieri* Pequenas atitudes podem gerar grande empatia. A síndrome de burnout, ou o esgotamento físico e emocional, voltou a ser notícia em muitos periódicos. Tanto os trabalhadores, quanto os desempregados estão vivendo momentos críticos diante da permanência da pandemia e das mudanças bruscas que ocorreram em suas vidas. Agora é a hora de colocar em prática a competência de saber empatizar. O autor Rosenberg, do livro Comunicação não-violenta, criador da famosa técnica de comunicação CNV, explica como receber o outro com empatia. Segundo ele “a empatia é a compreensão respeitosa do que os outros estão vivendo”. Dizer ao outro que você está tendo as mesmas dificuldades ou até piores, não cria empatia. Antes de começar a dar conselhos ou querer solucionar o problema do outro é preciso dar chance do outro falar ou se expressar. Você só cria empatia de verdade quando escuta o outro com todos seus sentidos. A chamada escuta ativa ocorre quando observamos e presta...

11 Regras que você precisa conhecer antes de se lançar como freelance!

Com os efeitos da crise, profissionais de todas as áreas estão querendo trabalhar como “freela”. Por Sandra Tornieri Coach de Carreira A crise econômica obrigou muitas empresas a enxugar quadros e despedir pessoas, inclusive as mais competentes. Estas pessoas passaram a prestar seus serviços de modo terceirizado para as empresas das quais um dia fizeram parte. Surge a figura do profissional liberal terceirizado, que nada mais é do que a categoria conhecida como freelance.  No passado a maioria dos free-lance era da área de publicidade e propaganda. Hoje é possível encontrar profissionais de quase todas as áreas cadastrados nos sites de free-lance ou de oferta e procura de mão de obra. Para quem está entrando nesta nova seara precisa conhecer algumas regras e tendências bem manjadas pelos profissionais de publicidade, como por exemplo, a da Designer Lorela Casela : “É um verdadeiro leilão de propostas”. E é mesmo! Parece que quem dá o melhor lance ou cobra...