Pular para o conteúdo principal

A autoestima está em alta no mercado de trabalho!


Aumente a autoestima e autoconfiança e abra-se para novas oportunidades.
Por Sandra Tornieri
Coach de Carreira



*A partir deste artigo irei postar uma série de outros artigos que farão parte das estratégias para você encontrar um emprego em tempos de crise.

Após fazer inúmeros atendimentos de reorientação profissional e coaching de carreira percebi o mesmo padrão nos clientes que estavam desempregados e na busca urgente de um emprego: a baixa autoestima e a falta de autoconfiança.

Isto é previsível devido a condição de estar fora do mercado de trabalho, a pessoa não se sente útil e na maioria dos casos sofre a pressão por não conseguir atender as próprias necessidades básicas de sobrevivência.

Compreendido isto é preciso entender também que este estado emocional não cria uma atmosfera positiva ao redor da pessoa e esta acaba fechando-se para as novas possibilidades ou oportunidades de trabalho.

Durante o processo dos atendimentos fica claro que na medida em que a pessoa se fortalece e melhora sua autoestima as portas simplesmente se abrem! Mas então como isto funciona de fato? É alguma espécie de mágica?

Não, pelo contrário segue uma grande lei da Física: os afins se atraem. Se você ficar carrancudo, mal humorado e triste você irá atrair para perto de si pessoas e situações com esse mesmo padrão. Se cada um prestar atenção ao seu redor poderá verificar isto com os próprios olhos.

Outro ponto em comum dos profissionais neste estágio é a dificuldade de sair da zona de conforto e realizar mudanças necessárias, a fim de galgar um novo patamar pessoal e profissional.


Realizando Mudanças Necessárias

No mínimo 3 passos serão necessários para a conquista de novo patamar pessoal e profissional:

1. Aceitação. Para realizar mudanças é necessário reconhecer a própria realidade. Essa aceitação faz a pessoa sair da condição de vítima da situação para tornar-se protagonista dos próximos passos que precisará traçar para si mesmo.

2. Crise. Aproveite o momento da crise para rever posturas indesejáveis do antigo local de trabalho. Lembrando que o fato de ter perdido o emprego não significa necessariamente que o seu trabalho não tenha sido útil e de valor. De qualquer modo é o momento para passar um pente fino e relembrar situações que você não deseja que se repitam no novo emprego. O que precisa ser mudado ou aperfeiçoado em seu comportamento? Qual a qualificação profissional a ser buscada?
   
  3. Competência. Quais competências precisam ser desenvolvidas para o retorno ao mercado de trabalho? Provavelmente as mesmas que fizeram com que saísse do mesmo.

Acerte o passo logo de início para poder caminhar com maior velocidade o resto do ano.

Ótimo 2017 para todos nós! 
*A partir deste artigo irei postar uma série de outros artigos que farão parte das estratégias para você encontrar um emprego em tempos de crise.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado! O profissional com “MegaEGOfoco” entrou em cena!

Conheça os 6 principais traços da pessoa com “MegaEGOfoco”:                                                                                             Por Sandra Tornieri Coach de Carreira Megaegofocagem.  A pessoa com  megaegofoco  é aquela que tem o foco voltado somente para si mesmo. Vive num mini-mundo particular, numa espécie de autismo. Nesse local idealizado gosta de acreditar  que existem muitas pessoas ao seu redor para suprir suas necessidades ou carências. Ao ler essa lista veja se conhece alguém com esse perfil, mas veja também se você possui alguns desses traços, e em que percentual. O autoconhecimento é fator essencial em sua carreira. Autoritarismo. Manda e desmanda como se o mundo fosse só seu, sem ver as consequências graves de suas decisões precipitadas, ou focadas somente em seus interesses pessoais. Centralização. Quer ter pessoas ao seu redor para dizer que possui uma equipe, mas prefere fazer tudo sempre sozinho, pois não tem confiança

Saiba como a Empatia pode diminuir o Estresse e o Burnout no Trabalho

  Por Sandra Tornieri* Pequenas atitudes podem gerar grande empatia. A síndrome de burnout, ou o esgotamento físico e emocional, voltou a ser notícia em muitos periódicos. Tanto os trabalhadores, quanto os desempregados estão vivendo momentos críticos diante da permanência da pandemia e das mudanças bruscas que ocorreram em suas vidas. Agora é a hora de colocar em prática a competência de saber empatizar. O autor Rosenberg, do livro Comunicação não-violenta, criador da famosa técnica de comunicação CNV, explica como receber o outro com empatia. Segundo ele “a empatia é a compreensão respeitosa do que os outros estão vivendo”. Dizer ao outro que você está tendo as mesmas dificuldades ou até piores, não cria empatia. Antes de começar a dar conselhos ou querer solucionar o problema do outro é preciso dar chance do outro falar ou se expressar. Você só cria empatia de verdade quando escuta o outro com todos seus sentidos. A chamada escuta ativa ocorre quando observamos e prestamos

Curso Ead Carreira em Foco