Pular para o conteúdo principal

Aprenda a criar seu storytelling profissional e prepare-se para responder a questão de entrevista de seleção: “Fale um pouco sobre você...”



Por Sandra Tornieri (*)
  

Quantas vezes você já teve que responder a velha pergunta de seleção para uma vaga de emprego: “Fale um pouco sobre você”, que todo selecionador (a) sempre faz? 


Storytelling significa contar uma história. No caso, o (a) selecionador (a) quer ouvir a sua história de vida e de carreira.Veja os passos para você compor e contar sua história de vida pessoal e profissional, de modo claro e autêntico:                        


Verdade. Conte somente a verdade, nada mais do que a verdade. A autenticidade sempre estará em alta em se tratando de seleção de pessoas.
Roteiro. Faça um roteiro da ordem e do conteúdo que irá expor. Veja a sequência de itens sugeridos para você criar seu roteiro: 
  • Você. Conte quem é você. Seus pontos fortes, pontos fracos e o que busca adquirir e qualificar. Por exemplo: “sou uma pessoa muito determinada na conquista dos meus objetivos (ponto forte). Por outro lado, preciso ficar atenta quanto a questão da competição, pois costumo me desfocar quando me comparo com os outros (ponto fraco). Nesse momento estou buscando assumir mais responsabilidades para encarar os desafios, aprender e me desenvolver (qualicação)”. A propósito: não copie essa resposta. Crie a sua!  
  • Família. Conte sobre sua história familiar, onde nasceu, como foi criado (a) ou educado (a). Locais onde morou. Conte sobre seus pais e irmãos.  
  • Profissão. Conte como você escolheu sua profissão ou o curso de graduação. Se ainda não escolheu, diga como está se organizando nessa área da vida.  
  • Empregos. Conte como foram seus empregos anteriores. Quais trabalhos você mais gostou de realizar e quais menos gostou.  
  •  Dificuldades. Conte sobre suas dificuldades e superações.
  • Conquistas. Conte sobre suas conquistas.
  •  Desafios. Conte sobre seus atuais desafios, metas pessoais e profissionais. 
Foco. Aprofunde as experiências que possam favorecer a vaga em questão.

Tempo. Para não correr riscos, calcule apresentar seu storytelling em 10 minutos e no máximo em 15.
.      
Treino. Treine algumas vezes para se sentir mais seguro (a).
      
 Vídeo. Grave um vídeo com seu storytelling profissional. Algumas empresas já estão solicitando a vídeo-apresentação do candidato, antes mesmo da entrevista.     

Lembre-se: os selecionadores são experientes e saberão quando você está sendo você mesmo ou quando está copiando histórias prontas, portanto, seja você mesmo (a) sempre. O que você tem de melhor e ninguém poderá copiar é justamente sua história de vida e sua singularidade pessoal e profissional. Tenha autoconfiança e vá em frente. Conquiste o seu emprego. Você merece!

O storytelling pessoal e profissional além de responder a pergunta do selecionar é também uma ferramenta utilizada nos programas de coaching de carreira.  É útil para você reavaliar sua carreira e verificar o que precisa para alavancar seu autodesempenho profissional. Faça seu storytelling e perceberá.  Quando fiz o meu storytelling percebi imediatamente. Os meus coachees (clientes) também tiveram a mesma experiência.


Deixe seu comentário. Tenho muito interesse em qualificar esse trabalho.  

(*) Sandra Tornieri é Coach de carreira e facilitadora de treinamentos corporativos. Administradora de Empresas, mestre em Administração Estratégica pela UFPR, docente de graduação e pós-graduação e proprietária da CONECTAR – Desenvolvimento de pessoas.


(45) 99114-8733

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado! O profissional com “MegaEGOfoco” entrou em cena!

Conheça os 6 principais traços da pessoa com “MegaEGOfoco”:                                                                                             Por Sandra Tornieri Coach de Carreira Megaegofocagem.  A pessoa com  megaegofoco  é aquela que tem o foco voltado somente para si mesmo. Vive num mini-mundo particular, numa espécie de autismo. Nesse local idealizado gosta de acreditar  que existem muitas pessoas ao seu redor para suprir suas necessidades ou carências. Ao ler essa lista veja se conhece alguém com esse perfil, mas veja também se você possui alguns desses traços, e em que percentual. O autoconhecimento é fator essencial em sua carreira. Autoritarismo. Manda e desmanda como se o mundo fosse só seu, sem ver as consequências graves de suas decisões precipitadas, ou focadas somente em seus interesses pessoais. Centralização. Quer ter pessoas ao seu redor para dizer que possui uma equipe, mas prefere fazer tudo sempre sozinho, pois não tem confiança

Saiba como a Empatia pode diminuir o Estresse e o Burnout no Trabalho

  Por Sandra Tornieri* Pequenas atitudes podem gerar grande empatia. A síndrome de burnout, ou o esgotamento físico e emocional, voltou a ser notícia em muitos periódicos. Tanto os trabalhadores, quanto os desempregados estão vivendo momentos críticos diante da permanência da pandemia e das mudanças bruscas que ocorreram em suas vidas. Agora é a hora de colocar em prática a competência de saber empatizar. O autor Rosenberg, do livro Comunicação não-violenta, criador da famosa técnica de comunicação CNV, explica como receber o outro com empatia. Segundo ele “a empatia é a compreensão respeitosa do que os outros estão vivendo”. Dizer ao outro que você está tendo as mesmas dificuldades ou até piores, não cria empatia. Antes de começar a dar conselhos ou querer solucionar o problema do outro é preciso dar chance do outro falar ou se expressar. Você só cria empatia de verdade quando escuta o outro com todos seus sentidos. A chamada escuta ativa ocorre quando observamos e prestamos

Curso Ead Carreira em Foco