Pular para o conteúdo principal

10 Atitudes para gerar confiança no ambiente de trabalho


Por Sandra Tornieri (*)

O Brasil e o mundo, incluindo eu e você, vivemos numa crise de ética e de confiança. A pergunta que não quer calar: em quem podemos confiar? 



Por mais que se fale em valores dentro das organizações parece que ainda existem falhas entre as partes. Isso abrange a relação entre os sócios, empresário-colaborador, colaborador-colaborador, fornecedor-cliente, B2B. Ou seja, todos interessados no negócio, os chamados stakeholders.

Atitude 1: seja realista.  A natureza humana não falha. Paradoxalmente, isso significa que todo ser humano é passível de falhas. Ao aceitar essa realidade é possível construir bases para a criação e manutenção da confiança no ambiente corporativo e em outros campos de convívio humano, como por exemplo a criação de um Código de Interconfiança Corporativo. Realismo evita frustrações.

Atitude 2: estabeleça limites. Ninguém é obrigado a adivinhar o que pode e o que não pode e até onde é possível avançar ou ter autonomia. Liberdade tem limites.  

Atitude 3: utilize o ganha-ganha. O famoso “ganha-ganha” deixa claro que não existe a intenção de um querer passar a perna no outro e todos poderão crescer juntos. Reciprocidade gera proximidade.   

Atitude 4: seja transparente. Estabeleça regras claras e detalhadas. Na medida do possível elabore contratos para cada projeto ou prestação de serviço. Contratos evitam desentendimentos.

Atitude 5: peça feedback. Abra um canal de comunicação para receber questionamentos, tirar dúvidas, reclamações ou sugestões. Saibamos reconhecer erros.

Atitude 6: seja equânime. Trate a todos com as mesmas regras estabelecidas. Evite abrir exceções com excesso de liberdade para quem supostamente tem maior confiança. Inclusão gera igualdade.

Atitude 7: cumpra o que prometeu. Faça sua parte, antes de reclamar ou exigir do outro. Comprometimento inspira confiança.

Atitude 8:  seja assertivo (a). Exija o que foi estabelecido entre as partes. É preciso sinalizar o outro se algo não está sendo feito conforme o combinado. Se quem cala consente, quem fala conscientiza.   

Atitude 9:  seja otimista. Construa e mantenha um clima de confiança mútua e leveza no ambiente corporativo. Procure ver o lado bom das pessoas e dos acontecimentos. Sem no entanto, cair nos extremos da ingenuidade ou beligerância. Pensar positivo fortalece.   

Atitude 10:  seja autoconfiante. A sua tomada de decisão em estabelecer, cumprir e exigir dos outros, que as regras de trabalho e convivência sejam cumpridas, amplia sua força pessoal e autoridade moral. Autoconfiança gera confiança.       
 
As boas práticas de governança corporativa fortalecem a imagem da empresa e criam laços de confiança. O colaborador que age de modo ético, valoriza as oportunidades existentes e abre portas para um futuro próspero. Todos saem ganhando.

(*) Sandra Tornieri é Coach de carreira e facilitadora de treinamentos corporativos. Administradora de Empresas, mestre em Administração Estratégica pela UFPR, docente de graduação e pós-graduação e proprietária da CONECTAR – Desenvolvimento de pessoas.


(45) 99114-8733 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado! O profissional com “MegaEGOfoco” entrou em cena!

Conheça os 6 principais traços da pessoa com “MegaEGOfoco”:                                                                                             Por Sandra Tornieri Coach de Carreira Megaegofocagem.  A pessoa com  megaegofoco  é aquela que tem o foco voltado somente para si mesmo. Vive num mini-mundo particular, numa espécie de autismo. Nesse local idealizado gosta de acreditar  que existem muitas pessoas ao seu redor para suprir suas necessidades ou carências. Ao ler essa lista veja se conhece alguém com esse perfil, mas veja também se você possui alguns desses traços, e em que percentual. O autoconhecimento é fator essencial em sua carreira. Autoritarismo. Manda e desmanda como se o mundo fosse só seu, sem ver as consequências graves de suas decisões precipitadas, ou focadas somente em seus interesses pessoais. Centralização. Quer ter pessoas ao seu redor para dizer que possui uma equipe, mas prefere fazer tudo sempre sozinho, pois não tem confiança

Saiba como a Empatia pode diminuir o Estresse e o Burnout no Trabalho

  Por Sandra Tornieri* Pequenas atitudes podem gerar grande empatia. A síndrome de burnout, ou o esgotamento físico e emocional, voltou a ser notícia em muitos periódicos. Tanto os trabalhadores, quanto os desempregados estão vivendo momentos críticos diante da permanência da pandemia e das mudanças bruscas que ocorreram em suas vidas. Agora é a hora de colocar em prática a competência de saber empatizar. O autor Rosenberg, do livro Comunicação não-violenta, criador da famosa técnica de comunicação CNV, explica como receber o outro com empatia. Segundo ele “a empatia é a compreensão respeitosa do que os outros estão vivendo”. Dizer ao outro que você está tendo as mesmas dificuldades ou até piores, não cria empatia. Antes de começar a dar conselhos ou querer solucionar o problema do outro é preciso dar chance do outro falar ou se expressar. Você só cria empatia de verdade quando escuta o outro com todos seus sentidos. A chamada escuta ativa ocorre quando observamos e prestamos

Curso Ead Carreira em Foco