Por Sandra Tornieri (*)
O Brasil e o
mundo, incluindo eu e você, vivemos numa crise de ética e de confiança. A
pergunta que não quer calar: em quem podemos confiar?
Por mais que se fale em valores dentro das organizações
parece que ainda existem falhas entre as partes. Isso abrange a relação entre
os sócios, empresário-colaborador, colaborador-colaborador, fornecedor-cliente,
B2B. Ou seja, todos interessados no negócio, os chamados stakeholders.
Atitude 1: seja realista. A
natureza humana não falha. Paradoxalmente, isso significa que todo ser
humano é passível de falhas. Ao aceitar essa realidade é possível construir
bases para a criação e manutenção da confiança no ambiente corporativo e em
outros campos de convívio humano, como por exemplo a criação de um Código
de Interconfiança Corporativo. Realismo
evita frustrações.
Atitude 2: estabeleça
limites. Ninguém é obrigado a adivinhar o que pode e o que não pode e
até onde é possível avançar ou ter autonomia. Liberdade tem limites.
Atitude 3: utilize o ganha-ganha. O famoso “ganha-ganha” deixa claro que não existe a intenção
de um querer passar a perna no outro e todos poderão crescer juntos. Reciprocidade gera proximidade.
Atitude 4: seja transparente. Estabeleça regras claras e detalhadas. Na medida do
possível elabore contratos para cada projeto ou prestação de serviço. Contratos evitam desentendimentos.
Atitude 5: peça feedback. Abra um canal de comunicação para receber questionamentos, tirar
dúvidas, reclamações ou sugestões. Saibamos
reconhecer erros.
Atitude 6: seja equânime. Trate a todos com as mesmas regras estabelecidas. Evite abrir exceções com
excesso de liberdade para quem supostamente tem maior confiança. Inclusão gera igualdade.
Atitude 7: cumpra o que prometeu. Faça sua parte, antes de reclamar ou exigir do outro. Comprometimento inspira confiança.
Atitude 8:
seja assertivo (a). Exija
o que foi estabelecido entre as partes. É preciso sinalizar o outro se algo não
está sendo feito conforme o combinado. Se quem
cala consente, quem fala conscientiza.
Atitude 9:
seja otimista. Construa
e mantenha um clima de confiança mútua e leveza no ambiente corporativo. Procure
ver o lado bom das pessoas e dos acontecimentos. Sem no entanto, cair nos
extremos da ingenuidade ou beligerância. Pensar
positivo fortalece.
Atitude 10:
seja autoconfiante. A sua
tomada de decisão em estabelecer, cumprir
e exigir dos outros, que as regras de trabalho e convivência sejam cumpridas,
amplia sua força pessoal e autoridade moral. Autoconfiança gera confiança.
As boas práticas de governança corporativa fortalecem a
imagem da empresa e criam laços de confiança. O colaborador que age de modo
ético, valoriza as oportunidades existentes e abre portas para um futuro
próspero. Todos saem ganhando.
(*) Sandra Tornieri é Coach
de carreira e facilitadora de treinamentos corporativos. Administradora de
Empresas, mestre em Administração Estratégica pela UFPR, docente de graduação e
pós-graduação e proprietária da CONECTAR – Desenvolvimento de pessoas.
(45) 99114-8733
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